domingo, 19 de outubro de 2014

Aquilino Ribeiro em Olhão....!!!



Não sabia que o grande escritor português Aquilino Ribeiro (considerado por muitos um dos grandes romancistas da primeira metade do Século XX), tinha permanecido em Olhão, durante algum tempo e que por lá se estreou como jornalista...!!!
Quem diria...!!!
É que não fazia, mesmo, a mínima idéia...!!!

Graças ao Blog «Algarve - História e Cultura» tomei conhecimento deste facto, cujo post publicado há algumas semanas passo a transcrever:

"Poucos saberão certamente que o escritor Aquilino Ribeiro fez as suas primícias de publicista emérito no Algarve, mais precisamente na Vila de Olhão, tendo escolhido para palco da sua estreia jornalística o semanário «O Cruzeiro do Sul», fundado e dirigido por José Marques Corpas Centeno, dedicado secretário da edilidade local e notável publicista.
Trata-se de um pormenor biográfico, frequentemente descurado, que à primeira vista poderá parecer irrelevante mas que, no fundo, assume particular interesse para o roteiro literário e estilístico do autor do «Malhadinhas».
Por outro lado, constitui um elemento de insofismável orgulho para a História da Imprensa Algarvia, que de forma alguma se poderá desdenhar, sob pena de incorrermos num verdadeiro atentado à memória daquele que muito justamente se considera como o maior romancista português do Século XX".
Gostei de saber......!!!


3 Comentários:

Às 19 de outubro de 2014 às 21:10 , Blogger José Patrício disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 19 de outubro de 2014 às 21:13 , Blogger José Patrício disse...

Sou grande admirador de Aquilino como escritor. Livros como Olhos de Água, História do Menino Deus, A Via Sinuosa, Lápides Partidas e tantos outros... Quanto a mim, acho que deve ser frequentado assiduamente. Penitencio-me, por o trazer descurado, mas a ele quero regressar, em breve.
Quanto ao que diz, hoje, a Albertina, o comum dos mortais também não sabe, e eu estava no número, que o primeiro jornal em que Aquilino colaborou foi O Cruzeiro do Sul, de Olhão. Continuo a estar no número do comum dos mortais, só jã não estou no dos que ignoram o nome e terra do jornal das primícias de Aquilino.
Posso acrescentar alguma coisa: consultei AQUILINO RIBEIRO / (1885 - 1963) / Catálogo da Exposição Comemorativa do Primeiro Centenário do Nascimento», B. N., 1985, e passo a transcrever:

469 -- RIBEIRO, Aquilino
Para os anjos / A. Bias Agro, [pseud. de Aquilino Ribeiro].
«O Cruzeiro do Sul», Olhão, A. 1 (12) 9 Abr. 1903, p. [2] - [3].
Já agora, continuo. Do mesmo Bias Agro (!), no mesmo jornal de Olhão, logo no mês seguinte:
470 -- RIBEIRO, Aquilino
A volta do Brasileiro / A. Bias Agro [pseud. de Aquilino Ribeiro].
«O Cruzeiro do Sul», Olhão, A. 1 (18-19) 21-28 Maio 1903, p. [2] - [3].
(Pág. 102 do Catálogo...)
Em Abril de 1903, Aquilino tinha 17 anos. Fazia 18, em 13 de Setembro.
Boa semana para si.
JL

 
Às 19 de outubro de 2014 às 23:45 , Blogger Albertina Granja disse...

Muito obrigada pelo seu comentário que veio trazer mais uma série de informação (para mim totalmente desconhecida) sobre este grande nome da literatura portuguesa....
Sendo Olhão a minha terra natal, fiquei, desde o primeiro instante (logo que li o post publicado no blog "Algarve História e Cultura"), muito curiosa sobre esta passagem de Aquilino Ribeiro por lá, por isso quero aprofundar um pouco mais sobre esse período da sua vida....
Boa semana
AG

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial