quarta-feira, 9 de julho de 2014

Quando ando por aí......!!!!

Quando tenho tempo e me disponho a ir por aí....., à procura de lugares que me interessam, que me fazem recuperar energias, que me proporcionam um afastamento "total" do quotidiano..., não penso duas vezes...!!!!
E são tantos os locais que me causam agradáveis surpresas, sobretudo as aldeias de Portugal...!!!
Desta vez foram as de Soajo e  Ermelo....
E, estrada fora, apreciando uma bonita paisagem  eis que surge "SOAJO" que foi elevada a vila em 2009, muito embora já tivesse sido sede de concelho entre 1514 e meados do Século XIX.
De entre o seu património, vale a pena visitar o Pelourinho, as Antas da Serra do Soajo e o vasto conjunto dos Espigueiros erigidos sobre uma lage granítica, autênticos monumentos de granito, o mais antigo construído em 1782.

No que se refere a "ERMELO", trata-se de uma aldeia encaixada entre a serra do Soajo e o Rio Lima, uma das mais antigas de Portugal.

A concessão do foral pelo Rei S. Sancho I remonta ao Século XII e é uma pequena maravilha medieval, no meio de uma paisagem verdejante,  situada nas proximidades do Rio Olo, com as suas ruas estreitas e casas de xisto, algumas ainda  cobertas de lousa...




Mas esta aldeia é também famosa pela Romaria de São Bentinho de Ermelo e do Mosteiro cistercense do Século XII, do qual apenas se conserva a igreja românica e alguns vestígios dos claustros, ambos classificados como Monumento Nacional

Actualmente estão a decorrer obras de conservação na referida igreja.

4 comentários:

  1. Já andei por essas bandas,,,,
    Foi muito agradável.....
    Andrade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adorei conhecer aqueles lugares e descobrir tantas coisas que para mim eram completamente desconhecidas,.....!!!

      Eliminar
  2. Tenho uma certa "inveja" destes passeios que a Albertina faz. Eu penso que conheço Portugal de norte a sul mas estou sempre a aprender com estes textos e imagens. Um abraço. Joaquim Cosme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sr. Cosme..
      Pois Portugal tem muitos cantos e recantos que às vezes nem imaginamos que existem...!!
      Mas quando os descubro fico encantada...
      Um abraço
      Albertina

      Eliminar