sexta-feira, 6 de junho de 2014

Palácio da Brejoeira...


Trata-se de um grandioso edifício com dois séculos de existência, ex-libris da região do Alto Minho e está classificado como Património Nacional desde 1910.

Quando se chega diante de tão imponente construção cresce a curiosidade em conhecer a sua história, visitá-lo e apreciar toda a beleza e relíquias ali escondidas...

É, sem dúvida alguma, um notável conjunto constituído por: palácio, capela, bosques, jardins, vinhas e adega...

Esta casa senhorial rodeada de imensos jardins, situa-se no concelho de Monção e está integrada numa propriedade com 30 hectares, dos quais 18 são para o cultivo de vinha de casta Alvarinho, um dos mais emblemáticos vinhos da sub-região de Monção e Melgaço...

As portas deste belo palácio estão abertas ao público, para visitas guiadas. No seu interior encontramos grandes e luxuosos salões com mobiliário de madre pérola e pau preto, loiças do oriente, pratas, uma enorme e riquíssima biblioteca, jardim de inverno, capela e teatro..., contudo, só no exterior é possível fotografar, o que é uma pena....!!!!
As imagens possíveis são apenas dos jardins, bosque e vinha...



6 comentários:

  1. Não me lembro se já visitei este palácio. Agradou-me imenso ter visto as imagens aqui apresentadas. Joaquim Cosme

    ResponderEliminar
  2. Nunca visitei este Palácio. Conheço sim, o vinho verde branco Alvarinho Quinta da Brejoeira, o nosso melhor vinho verde, conhecido internacionalmente. Muito apreciei a sua reportagem com o vídeo.
    Os meus cumprimentos,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar
  3. Mais um bom lugar para visitar......e se for incluido numa visita ao Porto....
    então era ouro sobre azul.......
    Andradarte

    ResponderEliminar
  4. Mesmo sem as imagens interiores, fica-se maravilhado apreciar a imponência da bela edificação, seus jardins e tudo o mais desse maravilhoso palácio. Nos museus,creio que na maioria, já permite fotos, devido ao flash que podem danificar as peças do acervo. O vídeo está uma beleza, Albertina!
    Meu abraço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrigindo: ...já não permitem fotos...(aqui no Brasil, é assim...).

      Eliminar
  5. Olá
    Li algures que foi neste palácio que aconteceu o encontro entre Salazar e Franco, há décadas atrás.
    É um palácio com valor histórico, cultural e com uma forte implantação na região, dando trabalho a muitos dos seus habitantes.
    Parabens por mais este belo monumento e pela partilha dos seus conhecimentos.
    LG.

    ResponderEliminar