quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Passeando pela Baviera, Áustria e Alpes Italianos (Parte IV)


SALZBURGO

Muito há para visitar na cidade dos Príncipes-Arcebispos e terra natal de Mozart.

Na verdade esta bela cidade dos festivais tem muito para oferecer ao Turista, não só pelos monumentos, palácios e importante conjunto de igrejas que possui, como ainda pelas bonitas paisagens ao seu redor, nomeadamente "Salzkammergut" (região de lagos montanhas e aldeias), que pela sua incrível beleza foi escolhida para rodar cenas de paisagens do filme "Música no Coração" e por tudo o que se vê e se sente quando percorremos as suas ruas e praças.

E nada melhor do que começar pela "Fortaleza de hohensalzburg", cuja construção foi iniciada no ano de 1077, mas que, por ter sido interrompida e retomada em 1495, só ficou concluída em 1519.

Depois a Abadia de São Pedro, o mais antigo mosteiro da Ordem dos Beneditinos em toda a região de língua alemã, fundado por volta do ano 700. 
A Igreja do Mosteiro foi construída entre 1130 e 1143 como Basílica Romana e reformada no século XVIII adoptando um visual típico do barroco tardio e foi aqui que Wolfgang Amadeus Mozart apresentou pela primeira vez a sua missa em dó menor.

Logo a seguir o Mosteiro Beneditino de Nonnberg, o mais antigo convento para freiras no norte dos Alpes, fundado por volta do ano 714 por São Roberto, que tem como principal atracção o altar da Capela de São João, inteiramente trabalho em madeira.

Continuando para a Catedral de Salzburgo (onde Mozart foi batizado), é a mais antiga das igrejas em estilo italiano ao norte dos Alpes, cuja construção foi iniciada em 1614 e onde o referido compositor sempre tocou o orgão real posicionado à direita do altar-mor.

Logo ao lado das arcadas da Catedral encontra-se a Residência dos Arcebispos-Príncipes, situada na praça com o mesmo nome "a Praça da Residência", que proporciona à cidade de Salzburgo o aspecto de uma nobre cidade principesca, aliás como o Arcebispo Wolf Dietrich outrora sonhou...

Muitas outras atracções existem nesta cidade, tais como: as Igrejas
"Maria Plain", dos Franciscanos (um detalhe gótico na cidade barroca), da Trindade; O Palácio Mirabell, cujo jardim barroco é a maior atracção turística da "Cidade Nova"; O Palácio Hellbrunn, famoso pelos jogos de água, entre outras....

Salzburgo merece uma visita atenta...!!


4 Comentários:

Às 4 de setembro de 2013 às 15:50 , Blogger Andradarte disse...

Interessante e completíssima , a visita que acabo de fazer...

 
Às 4 de setembro de 2013 às 16:06 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Andrade...!!!
A visita que acaba de fazer é interessante sim, mas muito longe de ser uma visita "completíssima"...!!!
Tanto coisa ficou ainda por dizer e por mostrar...!!!
Esta pequena amostra serve apenas para aguçar o apetite a quem ainda não andou por aquelas paragens...
Continuação de boa semana Andrade e muito obrigada pelo seu comentário.
Albertina

 
Às 8 de setembro de 2013 às 00:09 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

Já andei por estas paragens. Fiquei encantado. Gostaria de lá voltar mas...mas....
Joaquim Cosme

 
Às 8 de setembro de 2013 às 13:33 , Blogger Albertina Granja disse...

Viva Sr. Cosme...!!! Como está????
Muito obrigada pelo seu comentário..
Até breve...
Albertina Granja

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial