quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Passeando pela Baviera, Áustria e Alpes Italianos (Parte IV)


SALZBURGO

Muito há para visitar na cidade dos Príncipes-Arcebispos e terra natal de Mozart.

Na verdade esta bela cidade dos festivais tem muito para oferecer ao Turista, não só pelos monumentos, palácios e importante conjunto de igrejas que possui, como ainda pelas bonitas paisagens ao seu redor, nomeadamente "Salzkammergut" (região de lagos montanhas e aldeias), que pela sua incrível beleza foi escolhida para rodar cenas de paisagens do filme "Música no Coração" e por tudo o que se vê e se sente quando percorremos as suas ruas e praças.

E nada melhor do que começar pela "Fortaleza de hohensalzburg", cuja construção foi iniciada no ano de 1077, mas que, por ter sido interrompida e retomada em 1495, só ficou concluída em 1519.

Depois a Abadia de São Pedro, o mais antigo mosteiro da Ordem dos Beneditinos em toda a região de língua alemã, fundado por volta do ano 700. 
A Igreja do Mosteiro foi construída entre 1130 e 1143 como Basílica Romana e reformada no século XVIII adoptando um visual típico do barroco tardio e foi aqui que Wolfgang Amadeus Mozart apresentou pela primeira vez a sua missa em dó menor.

Logo a seguir o Mosteiro Beneditino de Nonnberg, o mais antigo convento para freiras no norte dos Alpes, fundado por volta do ano 714 por São Roberto, que tem como principal atracção o altar da Capela de São João, inteiramente trabalho em madeira.

Continuando para a Catedral de Salzburgo (onde Mozart foi batizado), é a mais antiga das igrejas em estilo italiano ao norte dos Alpes, cuja construção foi iniciada em 1614 e onde o referido compositor sempre tocou o orgão real posicionado à direita do altar-mor.

Logo ao lado das arcadas da Catedral encontra-se a Residência dos Arcebispos-Príncipes, situada na praça com o mesmo nome "a Praça da Residência", que proporciona à cidade de Salzburgo o aspecto de uma nobre cidade principesca, aliás como o Arcebispo Wolf Dietrich outrora sonhou...

Muitas outras atracções existem nesta cidade, tais como: as Igrejas
"Maria Plain", dos Franciscanos (um detalhe gótico na cidade barroca), da Trindade; O Palácio Mirabell, cujo jardim barroco é a maior atracção turística da "Cidade Nova"; O Palácio Hellbrunn, famoso pelos jogos de água, entre outras....

Salzburgo merece uma visita atenta...!!


4 comentários:

  1. Interessante e completíssima , a visita que acabo de fazer...

    ResponderEliminar
  2. Olá Andrade...!!!
    A visita que acaba de fazer é interessante sim, mas muito longe de ser uma visita "completíssima"...!!!
    Tanto coisa ficou ainda por dizer e por mostrar...!!!
    Esta pequena amostra serve apenas para aguçar o apetite a quem ainda não andou por aquelas paragens...
    Continuação de boa semana Andrade e muito obrigada pelo seu comentário.
    Albertina

    ResponderEliminar
  3. Já andei por estas paragens. Fiquei encantado. Gostaria de lá voltar mas...mas....
    Joaquim Cosme

    ResponderEliminar
  4. Viva Sr. Cosme...!!! Como está????
    Muito obrigada pelo seu comentário..
    Até breve...
    Albertina Granja

    ResponderEliminar