terça-feira, 18 de junho de 2013

Ainda no Vale do Douro - TORMES.....



Continuando a viajar pelo Vale do Douro e se nos detivermos no Concelho de Baião, teremos oportunidade de percorrer "alguns caminhos", do Grande Escritor Português EÇA DE QUEIROZ...e de visitar "alguns espaços" que lhe serviram de inspiração...!!!

Foi neste Concelho (Baião), mais concretamente em "Tormes", - Santa Cruz do Douro, que Eça idealizou alguns dos seus trechos literários, já que parece estar confirmado que algumas das suas obras, nomeadamente "A Cidade e as Serras", foram inspiradas nesta área geográfica e nos lugares que efectivamente frequentou, apesar de nunca ter vivido  naquela zona, nem mesmo  na sua casa de Vila Nova (Tormes)...!!!

Na verdade é tido como certo que Eça de Queiroz apenas esteve 3 vezes em Santa Cruz do Douro, na sua casa de Tormes que data de finais do Século XVI/início do Século XVII, hoje sede da Fundação com o seu nome:

A primeira delas em 1892, para conhecer a quinta e a casa de Vila Nova herdadas pela sua esposa, a  segunda em 1895 e a terceira em 1898.

E foi durante estas três visitas à região, percorrendo caminhos e veredas, subindo e descendo a serra a pé e a cavalo..., que Eça de Queiroz se deixou envolver por tanta beleza que aquele lugar encerra e que aliás  descreve à sua esposa em carta que lhe dirige logo na sua primeira visita:

"Santa Cruz é inteiramente de outra natureza. É extremamente belo. O caminho íngreme e alpestre da estação até à quinta é simplesmente maravilhoso.
Vales lindíssimos, carvalheiras e soutos de castanheiros seculares, quedas de água, pomares, flores, tudo há naquele bendito monte.
A quinta está situada num alto, num sítio soberbo (...) Logo adiante da casa, o monte desce até ao Douro; logo por trás da casa, o monte sobe até aos cimos onde há uma ermida. O que sobe e o que desce é tudo admirável de vegetação, de verdura, de águas, de sombras, de belas vistas..........."

Não há qualquer dúvida que todo este magnifíco cenário o inspirou (e muito) na sua produção literária, mesmo sem nunca lá ter vivido....
Contudo, quando hoje se visita aquele espaço (casa e quinta), fica-se com a sensação de que Eça ali viveu uma parte significativa da sua vida...!!! O mobiliário, os seus objectos pessoais, até peças de vestuário..., tudo, tudo evoca uma realidade que efectivamente não existiu, mas que somos levados a aceitar como verdadeira....!!!!

Foi Maria Eça de Queiroz, a mais nova dos seus 4 filhos, que teve a iniciativa de levar para Tormes (onde viria a instalar-se) recordações de seu pai e hoje, ali encontramos um verdadeiro museu deste vulto da literatura portuguesa.

Uma parte da casa continua ainda habitada por uma sua neta, Maria da Graça Eça de Queiroz, que apesar da sua idade já avançada, recebe com muita simpatia todos os visitantes que ali se dirigem...!!!

Eis algumas imagens desta bela região.....


8 Comentários:

Às 19 de junho de 2013 às 10:52 , Blogger Andradarte disse...

Estou a ficar fã dos seus vídeos.....
E vai uma dúzia....Parabéns.

Também sigo os da Isabel Rebelo

 
Às 19 de junho de 2013 às 15:59 , Blogger Albertina Granja disse...

Obrigada Andrade.....
Os vídeos não têm nada de mais...., são apenas conjuntos de fotos de lugares de que gosto, que visito e porque gosto vou fotografando...., só isso....
Uma boa semana para si...
Albertina

 
Às 19 de junho de 2013 às 16:55 , Blogger Manuel Tomaz disse...

Boa dissertação sobre Tormes e Eça de Queiroz! Lindo vídeo, com imagens maravilhosas! Música a condizer! Os meus parabéns.
Meus cumprimentos,
Manuel Tomaz

 
Às 19 de junho de 2013 às 18:06 , Blogger Albertina Granja disse...

Muito obrigada...
Os meus cumprimentos,
Albertina Granja

 
Às 20 de junho de 2013 às 21:28 , Blogger Joaquim Moedas Duarte disse...

Aqui está outro lugar mítico da nossa Literatura que anseio conhecer.
Obrigado por esta "viagem" virtual que aguçou o meu desejo de a tornar bem real.

Saudações

 
Às 20 de junho de 2013 às 22:04 , Blogger Albertina Granja disse...

Vale mesmo a pena visitar...
Cumprimentos
Albertina Granja

 
Às 24 de junho de 2013 às 22:58 , Anonymous Joaquim Cosme disse...

Eu pensava que conhecia Portugal e afinal há tanta coisa que a Albertina tem mostrado que eu não conhecia.
Joaquim Cosme

 
Às 2 de julho de 2013 às 11:26 , Blogger Albertina Granja disse...

Este lugar merece mesmo uma visita Sr. Cosme...
Quando lhe fôr possível não deixe de ir...
Tenho a certeza que vai gostar.
Albertina

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial