quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Um dos maiores vultos da Cultura Portuguesa.....

FERREIRA DE CASTRO

José Maria Ferreira de Castro foi um escritor Português que, aos doze anos de idade, emigrou para o Brasil.

Nasceu em OSSELA - OLIVEIRA DE AZEMÉIS, a 24 de Maio de 1898, no seio de uma família bastante humilde e por isso, desde muito cedo, sentiu necessidade de trabalhar no sentido de tentar melhorar as suas condições de vida...!!!

A este propósito pode-se referir que ele e a sua família, viviam numa pequena casa que havia sido doada aos seus pais por um Comendador da região, para quem trabalhavam.... (a sua mãe zelando pela casa do referido Comendador e respectiva família, e o seu pai pelos terrenos envolventes, retirando de lá o sustento para eles e para os seus cinco filhos)....!!!


Foi essa necessidade e grande vontade de modificar a sua forma de vida, que o levou a emigrar para o Brasil, apenas com doze anos de idade (ajudado por um tio lá residente)....,mas que, infelizmente, em nada resultou naquilo que ele próprio imaginara que iria encontrar junto desse familiar....

Se a vida pouco lhe sorria, na sua terra, na sua humilde casa, junto da sua família, menos ainda lhe sorriu após a sua chegada ao Brasil....!!!!

Foram muitas as dificuldades por que passou e durante vários anos chegou a viver sózinho, em plena selva amazónica, em precárias condições, tendo recorrido a todo o tipo de trabalhos para poder sobreviver....
No entanto foi lá que, em 1916, publicou o seu primeiro romance intitulado "CRIMINOSO POR AMBIÇÃO".
Regressado a Portugal dedicou-se ao jornalismo (que era a sua grande paixão), tendo sido redactor do Jornal "O SÉCULO" e director do jornal "O DIABO", no entanto, como grande ficcionista que era e trabalhador incansável, escreveu muitíssimo e, ainda hoje, é um dos autores com maior obra traduzida em todo o mundo....!!!

Uma grande parte da sua obra encontra-se exposta na Biblioteca de Ossela (mandada construir por ele próprio, mesmo defronte da casa onde nasceu e viveu até aos doze anos e que hoje está transformada em "Casa Museu"), mas também na Biblioteca de Sintra, terra onde viveu uma grande parte da sua vida.


Como curiosidade é de realçar um aspecto bastante interessante que tem a ver com o facto de existirem cartas escritas por Ferreira de Castro (creio que duas), que a seu pedido só devem ser abertas e lidas no ano de 2050, daí que se encontrem lacradas para se ter a certeza que a sua vontade se irá cumprir....!!!

O que terá escrito Ferreira de Castro para ser lido só em 2050????

Ferreira de Castro faleceu em 1974 na cidade do Porto, mas também por sua vontade, encontra-se sepultado no ponto mais alto da encosta da Serra de Sintra (Serra dos Mouros). Neste local, foi também por sua vontade esculpido um banco na própria rocha, para que se possam sentar todos os que ali se deslocam para admirar a bela paisagem e colocar os pés sobre a sua campa.....

Vale a pena visitar Ossela, a Casa Museu Ferreira de Castro, a sua Biblioteca, mas sobretudo conhecer a sua história de vida.....!!!!!




"Ferreira de Castro" Slideshow: A.’s trip to Oliveira de Azemeis was created with TripAdvisor TripWow!


6 Comentários:

Às 28 de fevereiro de 2013 às 16:19 , Blogger Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Olá, Albertina!
Gosto de biografias. Nada sabia, sobre Ferreira de Castro. Muito interessante, saber que emigrou, ainda menino,para o Brasil. No início do século XX, os próprios brasileiros, de outras regiões, emigraram para o Amazonas. Muitos cerenses se aventuraram: havia o "ciclo da borracha".
Fico curiosa, quanto ao que possa conter as cartas que só serão abertas em 2050...nossos filhos e netos irão saber...
Com o filme, é possível se ter uma ideia da Casa Museu Ferreira de Castro.
Muito importante, a divulgação que você promove, sobre a cultura lusitana.

Um abraço,
da Lúcia

 
Às 28 de fevereiro de 2013 às 23:43 , Blogger leandro guedes disse...

Ao ler este interessante artigo não posso deixar de transcrever algumas linhas que o próprio Ferreira de Castro, escreveu acerca do seu livro "A SELVA":
"Eu devia este livro a essa majestade verde, soberba e enigmática, que é a selva amazónica, pelo muito que nela sofri durante os primeiros anos da minha adolescencia e pela coragem que me deu para o resto da vida. E devia-o, sobretudo, aos anónimos desbravadores, que viriam a ser meus companheiros, meus irmãos, gente humilde que me antecedeu ou acompanhou na brenha, gente sem crónica definitiva, que à extracção da borracha entregava a sua fome, a sua liberdade e a sua existência. Devia-lhes este livro, que constitui um pequeno capítulo da obra que há-de registar a tremenda caminhada dos deserdados através dos séculos, em busca de pão e justiça.
A luta cearense e marinhenses nas florestas da Amazónia é uma epopeia de que não ajuiza quem, no resto do Mundo, se deixa conduzir, veloz e comodamente, num automovel com rodas de borracha - da borracha que esses homem, humildemente heróicos, tiram à selva misteriosa e implacável!
FERREIRA DE CASTRO."
(peço desculpa pelo extenso comentário).
Parabens!

 
Às 2 de março de 2013 às 14:43 , Blogger Albertina Granja disse...

Muito obrigada Lúcia pelo seu comentário...
Também adoro biografias e esta, encantou-me particularmente...
Sobre o que refere quanto à emigração dos próprios brasileiros para a Amazónia, quando havia "o ciclo da borracha", é uma vertente à qual Ferreira de Castro dá bastante ênfase no seu livro "A SELVA".
Um abraço Lúcia.
Yenha um feliz fim de semana.
Albertina

 
Às 2 de março de 2013 às 14:49 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Leandro
Agradeço-lhe este "extenso comentário" como você lhe chama...
Mas na verdade não é extenso e muito menos maçador....
Este excerto do livro de Ferreira de Castro "A SELVA" revela bem o que foi esse período da sua vida durante o "ciclo da borracha", e que aliás vem precisamente de encontro ao que atrás foi dito no comentário da amiga Lúcia de Paiva....
Mais uma vez, muito obrigada.
Bom fim de semana
Albertina

 
Às 2 de março de 2013 às 14:55 , Blogger Albertina Granja disse...

O meu querido amigo Joaquim Cosme enviou-me uma mensagem que contém um comentário relacionado com este "post" sobre Ferreira de Castro e por isso aqui a transcrevo:

"Olá Albertina!
Na altura da morte de Ferreira de Castro fiquei com a ideia de que teria sido cremado e as cinzas atiradas uma parte sobre a Serra de Sintra e outra parte sobre o oceano conforme seu desejo.
Depois de ler o seu blog fui confirmar e de facto diz que está sepultado em campa rasa na serra de Sintra.
Estamos sempre a aprender.
Um abraço. Joaquim Cosme"

 
Às 2 de março de 2013 às 14:58 , Blogger Albertina Granja disse...

Olá Sr. Cosme...
Pois eu também não sabia ao certo onde estava sepultado Ferreira de Castro, mas tive o grato prazer de visitar a sua casa (agora casa- Museu) e a sua biblioteca em Ossela-Oliveira de Azeméis e aí, a pessoa que fez a visita guiada informou que ele foi, conforme era seu desejo, sepultado na Serra Sintra....
Também achei muito curioso o facto de ele pedir para, junto à sua campa, ser esculpido na rocha um banco para todos os que quisessem lá ir, poderem sentar-se, pôr os pês sobre a sua campa e admirar a maravilhosa paisagem.....!!!!
Achei isto extraordinário....

Um abraço
Albertina

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial