sábado, 28 de abril de 2012

FÁBRICA DA PÓLVORA DE BARCARENA.....


Temos no nosso país peças de extrema importância que fazem parte do nosso património industrial e a “Fábrica da Pólvora de Barcarena”, no concelho de Oeiras, é uma delas.....!!!!!
Integrada num grupo de alunos da Universidade Sénior de Torres Vedras, tive há dias a oportunidade de visitar aquele que hoje é considerado um histórico complexo industrial.
Esta fábrica começou por ser designada po “Ferrarias d’El-Rei”, dado que naquele local foram instituídas ferrarias para fabrico de armas, que tiveram início no reinado de D. João II e também mais tarde, já no reinado de D. Manuel I, que foi o fundador de várias fábricas de armas em Portugal.
Ao longo dos tempos a unidade fabril foi sendo alargada e a sua actividade passou a ser o fabrico da pólvora, tendo consistido num polo de desenvolvimento, quer da região onde se insere, quer do país, pois chegou a empregar cerca de 500 trabalhadores….
Apesar de ao longo dos séculos ter acompanhado a evolução dos tempos, alargando as suas instalações e investindo em equipamentos e maquinarias cada vez mais adequadas às necessidades de fabrico, passou também por muitas e grandes vicissitudes, pelo que em 1988, a “Fábrica da Pólvora de Barcarena” paralisou a sua actividade, definitivamente.
A partir de 1995, este complexo, composto por diversos edifícios dispersos por uma área de cerca de 40 hectares, passou a ser propriedade da Câmara Municipal de Oeiras, que o transformou num grande centro de cultura e lazer, onde podemos encontrar, não só o “Museu da Pólvora Negra” (que nos proporciona um conhecimento de toda a história da fábrica, desde os primórdios), mas também muitos outros espaços de interesses variados, nomeadamente uma galeria de arte, restaurante, bar, jardins e locais adequados a espectáculos ao ar livre.
Após a visita a este admirável espaço, tomamos consciência da sua grandiosidade e da importância de tudo quanto ali encontramos, chegando à conclusão que este local merece ser revisitado por forma a descobrir tantos e tantos cantos e recantos repletos de história…..!!!!!





2 comentários:

  1. O nome....não deixa antever um lugar tão especial.
    .........
    Eu fui ouvir as Trompas de Caça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é realmente um lugar especial Andrade...
      .........
      Eu não fui ouvir as Trompas de Caça, mas já me disseram que valeu a pena.....

      Eliminar