No concelho de Sernancelhe existem várias aldeias, mas esta, a Aldeia da Lapa, tem a particularidade de ainda apresentar um património edificado que preserva a traça tradicional, com casas em granito.
A história deste lugar desenvolveu-se em torno de uma lenda.
A lenda de “Joana a pastora muda”, que reza assim:
“No século X foi escondida dentro de uma gruta a imagem original de Nossa Senhora, a qual veio a ser redescoberta, em 1498, pela “Joana”, a pastora muda, que por ali apascentava o seu rebanho. Ora após tal descoberta a pastora entregou à sua mãe a imagem encontrada, e esta, sem lhe dar qualquer importância, lançou-a na fogueira e nesse momento a pequena Joana recuperou a fala”.
O certo é que este e milagre se espalhou por toda a Beira Alta, ganhando assim importância simbólica e religiosa.
No Século XVI, os Jesuítas estabeleceram-se então na aldeia e deram início à construção do Colégio e do actual Santuário de Nossa Senhora da Lapa, que foi ganhando prestígio ao longo dos tempos, sendo actualmente um local de peregrinação nacional e um importante local de culto religioso, onde a imagem de Nossa Senhora da Lapa se encontra junto a uma gruta, dentro da própria igreja.
Ainda relativamente a esta Igreja é de realçar, não só a beleza dos seus altares, como também um lindíssimo presépio de Machado de Castro, que se encontra junto à referida gruta e à imagem de Nossa Senhora.
A paisagem que envolve a Aldeia da Lapa é uma paisagem de montanha, a qual o escritor “Aquilino Ribeiro” denominou como “Terras do Demo”.
Mas é um local muito interessante, onde os cheiros e os sabores são tipicamente serranos.
Os famosos queijos ali fabricados, de forma artesanal, a boa comida confeccionada em qualquer dos restaurantes na aldeia (apenas dois), onde, junto à lareira, a sentir o cheiro da lenha queimada e do borralho, se pode comer um óptimo cozido à portuguesa ou um galo caseiro estufado, simplesmente delicioso e que nos convida a voltar…….
As sobremesas não são variadas, mas nem é necessário que o sejam, pois os referidos queijos servidos com doce de abóbora e nozes, fazem as delícias de qualquer um…..
É mais um local que vivamente se recomenda….
Da música às imagens, é tudo bem Português.....
ResponderEliminarParabéns pelo vídeo....grandes progressos..
Andrade, de facto é tudo bem Português....., casas em granito, gente hospitaleira, boa comida, bons ares....., enfim..., tudo bom.....
EliminarEstou sempre a aprender com as histórias das aldeias e a ficar com água na boca ao pensar nos queijos com doce de abóbora.
ResponderEliminarJoaquim Cosme
Todas as aldeias têm histórias muito bonitas e sempre que temos a possibilidade de conhecer e visitar algumas delas, aprendemos bastante.....
EliminarObrigada por este lindo video,nasci nesta linda aldeia,a casa onde nasci aparece várias vezes(casa com patim e tejadilho,na entrada da aldeia)è pena terem plantado( mamarrachos)uns blocos de granito e uns tantos sinais de trânsito no largo da igreja,tinhamos ali um terreiro tão lindo que era difícil encontrar noutras aldeias,mas infelizmente pessoas sem gosto(junta)não pensam da mesma maneira e estragaram-no,temos um grupo no Facebook(Serra da Lapa)onde até temos uma petiçao para vermos se tiram todos aqueles mamarrachos!
ResponderEliminarOlá Rosa
EliminarOxalá que, com essa petição, consigam voltar a ter na bela Aldeia da Lapa esse "lindo terreiro" que foi totalmente modificado por quem não sabe preservar o que é original...!!!
Ainda bem que gostou do video.
Cumprimentos
Albertina Granja
Mas a Lapa já não é o que era... o terreiro ou largo não "dá" dignidade a esse património!
ResponderEliminar://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N19807
Petição Reposição da situação original da praça da aldeia da Senhora da Lapa do concelho de Sernance
www.peticaopublica.com
Visitei a Aldeia da Lapa pela primeira vez, e, não obstante já não ser o que era, tal como refere, achei-a lindíssima.
EliminarFaço votos para que a vossa "petição" tenha sucesso...
Cumprimentos
Albertina Granja
Permita-me que a convide a viajar mais uma vez até à Lapa (não fui eu que fiz o filme, mas em cada canto imagino as minhas vivências na aldeia)... http://www.youtube.com/watch?v=2_5VmDHUEGQ&feature=related
EliminarPerante estes comentários, é de pedir aos Senhores da Junta, que não ponham os automóveis à frente da história dum povo e da sua aldeia. Atendam aos pedidos que vos são formulados e retirem os tais sinais, porque afinal o transito até nem é muito. E já agora mudem-nos para Lisboa que é onde eles fazem falta.
ResponderEliminarRetirem os sinais de transito como fizeram com os fios eléctricos e as antenas, pelo que se vê nas fotos e continuem com gosto naquilo que é vosso.
E façam da vossa aldeia da Lapa um exemplo da beleza da história de Portugal.
Cps.
LG
Obrigada Albertina Granja vamos ver se com a petição conseguimos
ResponderEliminaralguma coisa pois a junta já foi contactada pelo IGESPAR para tirar
todos aqueles mamarrachos e eles não o fizeram!!!
Obrigada Leandro Guedes gostei muito do seu comentário
ResponderEliminargostassem assim também os srs da junta atual pois não foram
estes que tiraram os fios e as antenas mas sim outra junta
que infelizmente não ganhou as últimas eleições,pois a atual
junta até viagens da Suiça para Portugal pagou para que viessem
votar neles,e o mal è que a Lapa não è freguesia mas sim Quintela
aldeia que está mais perto,portanto a maioria dos votantes são dessa
localidade e muitos estão tristes com a atual situação da Lapa mas para outros è um mal menor e não ficam contra a junta pois muitos deles são familiares!quase todos nós os assinantes da petição não vivemos na Lapa estamos espalhados por Portugal e outros paises mas adoramos a nossa Aldeia e quando a visitamos gostamos de a ver bela como ela sempre foi e neste momento isso não acontece pois todos aqueles sinais e blocos de granito fazem dela muito feia!!!
Eu muitas vezes digo que a minha aldeia neste momento tem mais sinais do que a Av.da Liberdade(do Marquês Pombal ao Rossio)