domingo, 13 de fevereiro de 2011

UNIVERSIDADE DO PORTO

FUNDADA EM 22 DE MARÇO DE 1911

Há precisamente 100 anos foi fundada a Universidade do Porto.
Considerada a maior instituição de ensino e investigação científica do país, com cerca de 31.000 estudantes, 2.300 professores e investigadores  e 1.700 funcionários não docentes, a Universidade do Porto com 14 faculdades e uma “business school” oferece uma variedade de cursos que abrange todos os níveis do ensino superior e todas as grandes áreas do conhecimento.
No dia 1 de Fevereiro iniciaram-se as comemorações para festejar o centenário daquela que é considerada a maior universidade do país, com a inauguração da casa Andresen que abriu com a exposição “A Evolução de Darwin”.

O velho palacete onde Sophia de Mello Breyner Andresen passou a sua infância (situado em pleno Jardim Botânico do Porto) e onde, desde os anos 50, funcionava o departamento de botânica da Universidade do Porto, foi recuperado para se tornar o principal centro de divulgação de ciência da cidade.


Esta Universidade dispõe de mais de uma dezena de museus e núcleos museológicos, contudo são poucos os que estão acessíveis ao público.
Assim, aproveitando o seu centenário, a Universidade do Porto pretende abrir os seus museus à cidade.

2 comentários:

  1. Na verdade eu já estava admirado por ainda não ver neste excelente blog, um artigo sobre a minha cidade.
    Obrigado Albertina e parabens.
    Acerca da exposição do Darwin, saiba que está a ser organizada na aula de "conversar ciencia", do Dr.Bento Pereira, uma viagem de comboio ao Porto, com ida e volta no mesmo dia, precisamente para visitar esta exposição que a Albertina muito bem aqui foca. Em principio iremos de Expresso até à gare do oriente e depois no Alfa até ao Porto.
    Foi interessante que a Albertina tivesse falado nisto na altura em que está a ser programada essa visita.
    Muito obrigado e mais uma vez parabens.
    LG.

    ResponderEliminar
  2. Sortudos esta gente do Norte....E mais não digo,
    pois já por aqui passou um 'tripeiro'.

    ResponderEliminar