quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FUZETA


A Fuseta (freguesia do concelho de Olhão),  segundo os relatos históricos mais antigos datados de 1572, era conhecida por “Fozeta” (diminutivo de foz) o que teria tido origem no facto de ali desaguar um ribeiro chamado “ribeiro do tronco”.
É descrito como um sítio que pouco a pouco se foi desenvolvendo e aumentando em população até constituir um lugar.

Desconhece-se a data em que ali se terá começado a constituir um aglomerado populacional. De início apenas existiam algumas cabanas que serviam para guardar utensílios das armações de pesca que se lançavam naquele local. Aliás, em 1541 há referências a um Sítio das Cabanas, que depois se uniria ao Sítio dos Moinhos, para formar a Fuseta.
Seja como for, na época das Descobertas os seus pescadores partiram nas caravelas e, com os irmãos Corte-Real, nobres que tiveram solar nestas paragens (actual sítio da Jordana), descobriram a Terra Nova em 1500. Talvez por isso, foram dos primeiros portugueses a aventurarem-se nestes mares para a difícil pesca do bacalhau.
No ano de 1758 já havia na Fuseta uma capela erigida em honra de Nossa Senhora do Carmo, contudo a nova Igreja Matriz só foi erigida em 1835.
A actividade principal desta Vila continua a ser a pesca e os seus derivados, despontando actualmente o turismo, devido à praia, à proximidade da Ilha da Armona-Fuseta e ao Parque de Campismo que acolhe centenas de visitantes no Verão.
Terra de pescadores, ainda conserva muitas das suas casas de forma cúbica, rematadas por terraços - as açoteias - de onde despontam as curiosas chaminés de balão, características desta zona do Algarve.
A Igreja Matriz guarda algumas boas imagens do séc. XVIII. O seu adro é um miradouro sobre a vila, com vastos horizontes da Ria e do mar.

 







1 Comentários:

Às 1 de dezembro de 2010 às 22:01 , Blogger Andradarte disse...

Que saudades da Fuzeta.....Andei mais de dez anos
passar as férias na Ilha da Armona.....mas o último temporal acabou com o sonho de todos os
que lá tinham local de férias...
Foi bom recordar....,
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial