quarta-feira, 1 de abril de 2020

Ainda na cidade de São Salvador....!!!



Estando na Capital do Estado da Bahía, era imperdível uma visita à sua Catedral, a primeira do Brasil, recentemente aberta ao culto e ao público em geral, após terem sido efectuadas, durante largo tempo, grandes obras de restauro.
Detentora de um valioso acervo de arte sacra, é o templo mais grandioso que os Jesuítas edificaram no Brasil (o quarto Colégio Real da Companhia de Jesus)...!!!
A sua construção teve início em 1657, tendo ficado concluída em 1672.
Toda a sua decoração interior foi sendo executada gradualmente (com lindos altares em talha dourada, num total de treze), até ao momento da expulsão da Companhia de Jesus do universo português.
A fachada é toda em pedra de lioz, importada de Portugal e nos nichos sobre as portas estão as imagens de três santos jesuítas: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier e São Francisco de Borja.


Faculdade de Medicina
Faculdade de Medicina
Na sequência de um incêndio, em 1801, um dos pátios do antigo Colégio ficou destruído e, na ala restante, foi instalado, em 1808, o Real Hospital. Decorrido quase um século, um novo incêndio obrigou à reconstrução do edifício, desta vez reerguido em estilo eclético para ali instalar a Faculdade de Medicina da Bahía, a primeira do país, fundada em 1808.
















E foi mais uma agradável visita, por terras de Vera Cruz....!!!

1 Comentários:

Às 10 de abril de 2020 às 11:58 , Blogger Andradarte disse...

Andei passeando aqui pela arte Brasileira.
Já que eu não irei lá.......
Obrigado.

Relaxamento é preciso.
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial